Bons hábitos alimentares das crianças reduzem riscos de doenças e má nutrição, alerta novo manual
Bons hábitos alimentares das crianças reduzem riscos de doenças e má nutrição, alerta novo manual a agência das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FaO, na sigla inglesa) lançou um guia de bons hábitos alimentares para as crianças em idade escolar – em especial para o ensino básico -, para assim combater a má nutrição e doenças relacionadas com a dieta alimentar.
a FaO diz que esta é uma das estratégias mais eficazes para superar estes problemas, nomeadamente no caso de distúrbios alimentares, como a obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. O caminho para uma alimentação correcta passa pela educação nestas matérias das crianças em idade escolar.
a educação para uma boa alimentação torna as crianças cientes de como comer uma dieta bem equilibrada, de como preparar com segurança os alimentos e como evitar riscos relacionados com essa alimentação.
O que muitas pessoas não percebem é que não é apenas a quantidade do que se come, mas a qualidade dessa dieta que tem um efeito crítico no crescimento das crianças, na saúde e na sua capacidade de aprendizagem, esclareceu Ezzeddine Boutrif, director de alimentação da FaO.