Nações Unidas libertaram fundo para ajudar às necessidades básicas das populações afectadas no país
Nações Unidas libertaram fundo para ajudar às necessidades básicas das populações afectadas no paísas Nações Unidas disponibilizaram hoje 8,7 milhões de dólares (cerca de 6,45 milhões de euros) do fundo de resposta de emergência para apoiar os esforços humanitários que continuam a ser desenvolvidos no Sudão, para as mais 1,5 milhões de pessoas que necessitam de auxílio depois da devastação causada pelas cheias.
O coordenador do programa, John Holmes, anunciou que tinha aprovado a concessão, que será dirigida para 11 projectos no terreno pelo país, onde chuvas torrenciais destruíram ou danificaram seriamente mais de 30 mil casas e deixaram cidades, vilas e terras inundadas.
Pelo menos 150 mil pessoas estão agora sem abrigo e as agências humanitárias prestaram ajuda a cerca de 500 mil. O Leste e o centro do país foram especialmente afectados, nomeadamente os estados de Gedaref, Kassala, Cartum, Kordofan do Norte, Unity e Nilo de Cima.
Mas as autoridades sudanesas prevêem precipitação mais forte até que o fim da estação das chuvas termine no próximo mês. John Holmes acredita que o número de pessoas afectadas pelas cheias possa subir até ao 1,5 milhão. Graças a estes fundos, podemos ajudar um e milhão e meio de vítimas actuais ou futuras das inundações, até ao fim ou para lá da estação das chuvas, disse.