apraz-nos indicar o nome de São Bento como o santo do mês. Foi extraordinária a sua importância na renovação da Europa. a sua festa litúrgica celebra-se em 11 de Julho
apraz-nos indicar o nome de São Bento como o santo do mês. Foi extraordinária a sua importância na renovação da Europa. a sua festa litúrgica celebra-se em 11 de JulhoNeste mês, em que inicia a presidência portuguesa da União Europeia, evocar este patrono da Europa é realçar os valores que o nortearam e que contribuíram para a formação humana e espiritual do velho continente. Um dos motivos que levou o actual Papa Bento XVI a escolher o nome Bento terá sido o desejo de ver uma Europa renovada, diante da actual crise de valores em que vive.
Em 1964, na sagração da basílica do mosteiro de Monte Cassino, destruído pela quita vez em 1948, aquando da II Guerra Mundial, o Papa Paulo VI declarou São Bento padroeiro da Europa. Chamou-o missionário da Paz, formador da unidade, mestre da cultura e, principalmente, grande promotor da vida cristã e organizador da vida monástica ocidental. Não foi sem razão que Pio XII lhe chamou Pai da Europa.
Breve biografia
a fonte de todos os acontecimentos da vida de São Bento são os Diálogos de São Gregório Magno, que se baseou em factos narrados por monges que conheceram pessoalmente São Bento. Segundo esse grande Papa, São Bento era filho de um nobre romano e realizou os seus primeiros estudos na região de Núrsia (próximo da cidade italiana de Spoleto). Mais tarde, foi enviado para Roma a fim de estudar Retórica e Filosofia. Desiludido com a decadência moral da cidade, abandonou logo a capital e retirou-se para Enfide (actual affile). ajudado por um abade da região chamado Romano, instalou-se numa gruta de difícil acesso, a fim de viver como eremita. Depois de três anos nesse lugar, dedicando-se à oração e à penitência, foi descoberto por alguns pastores, que divulgaram a sua fama de santidade. a partir de então, foi visitado constantemente por pessoas que buscavam os seus conselhos e a sua direcção espiritual. É então eleito abade de um mosteiro em Vicovaro, no norte da Itália. No entanto, por causa de seu regime de vida exigente, os monges tentaram envenená-lo, mas – narra-se – no momento em que deu a bênção sobre o alimento a taça fez-se em pedaços. São Bento resolve então deixar a comunidade e voltar à sua caverna onde, recebendo grande quantidade de discípulos, funda diversos mosteiros. Em 529, por causa da inveja de um sacerdote da região, tem de se mudar para Monte Cassino, onde funda o mosteiro que viria a ser o fundamento da expansão da Ordem Beneditina. Em 540 escreve a Regula Monasteriorum (Regra dos Mosteiros). Morre em 547, poucos dias depois da irmã, Escolástica, que também se tinha consagrado totalmente a Deus.
a Regra
a Regra de São Bento, com 73 capítulos e um prólogo, foi retomada por Bento de aniane no século IX, antes das invasões normandas. Estudou-a e codificou-a, dando origem à sua expansão por toda Europa carolíngia, ainda que tenha sido adaptada diversas vezes, conforme diversos costumes. Posteriormente, através da Ordem de Cluny e da centralização de todos os mosteiros que utilizavam a Regra, ela foi adquirindo grande importância na vida religiosa europeia durante a Idade Média. No século XI surgiu a reforma de Cister, que procurou o regime beneditino mais de acordo com a regra primitiva. Outras reformas (como a camaldulense, a olivetana ou a silvestriana) buscaram também dar ênfase a diferentes aspectos da Regra de São Bento.
apesar dos diferentes momentos históricos, nos quais a disciplina, as perseguições ou as agitações políticas causaram uma certa decadência da prática da Regra, e mesmo da população monástica, os mosteiros beneditinos conseguiram manter, durante todos os tempos, um grande número de religiosos e religiosas. actualmente, perto de 700 mosteiros masculinos e 900 mosteiros e casas religiosas femininas, espalhados pelos cinco continentes, seguem a Regra de São Bento. Inclusive algumas comunidades de confissões luterana e anglicana.
Patrono da Europa, porquê?
Que terá a ver com a Europa de hoje um santo do século VI (480-547)? Os beneditinos têm uma trajectória histórica que atravessa os tempos e acompanha, de forma decisiva, a formação da Europa ocidental e cristã . É, sem dúvida, através da acção dos monges que São Bento merece aquele título de Padroeiro da Europa .
Os seguidores de São Bento foram os obreiros das linhas de rumo daquilo que hoje chamamos Europa ocidental e cristã. Os seus instrumentos de acção foram a Cruz do Evangelho que pregaram e sob a qual viveram; o Livro da Cultura que conservaram e transmitiram a partir das bibliotecas; e o arado com que lavraram as terras e ensinaram a cultivar.
apesar da vida comunitária no mosteiro, os beneditinos não deixaram de ser apóstolos do Cristianismo e foram, de facto, por missão da Igreja, os primeiros evangelizadores e missionários da Europa: São Vilfrido e São Bento Bispo na Inglaterra; São Bonifácio na alemanha; São Vilibrordo nos Países Baixos; São Pirmino nos alamanos e São anscário nos Países Escandinavos. Chegaram a Portugal no período da Reconquista e participaram na fundação da nacionalidade. a sua acção desenvolveu-se mormente na região Entre Douro e Minho, onde deixaram profundas raízes cristãs.
Na sua Regra Monástica, baseada no Evangelho, São Bento prescrevia para os monges uma vida de pobreza, castidade e obediência, sob a orientação monástica de um abade, cuja palavra era lei. a Regra de São Bento foi formulada quando este era abade de Monte Cassino (no Sul de Itália), abadia fundada em 529 e que continua a ser um dos grandes mosteiros do Mundo. Bento foi o seu primeiro abade e foi ele quem estabeleceu o modelo de auto-suficiência advogado pelas primitivas regras monásticas que sancionavam a dependência total dos próprios campos e oficinas. Em todos os antigos mosteiros beneditinos, a vida era totalmente comunitária. a rotina diária centrava-se naquilo a que São Bento chamava o opus Dei (trabalho de Deus) que consistia na oração litúrgica prolongada. Tudo o resto era secundário. O trabalho manual, que a regra estipulava, existia não só para fornecer aos frades alimentação e vestuário e satisfazer outras as suas necessidades, mas também para evitar a sua ociosidade e alimentar-lhes a alma mediante a disciplina do corpo.
Posteriormente, quando as abadias enriqueceram, sobretudo através de doações de fiéis devotos, os dormitórios comunitários foram substituídos por celas individuais e foram contratados trabalhadores para cuidarem dos campos, o que permitiu a muitos monges dedicarem-se a outras actividades, nomeadamente o estudo, graças ao qual a Ordem de São Bento viria a ser tão justamente célebre.