O ruí­do provocado pelo tráfego automóvel na União Europeia causa 40 por cento mais mortes por ataques de coração e hipertensão do que a poluição do ar
O ruí­do provocado pelo tráfego automóvel na União Europeia causa 40 por cento mais mortes por ataques de coração e hipertensão do que a poluição do arO relatório da Organização Mundial de Saúde apresenta dados recolhidos em 2000, ano em que é atribuído ao ruído nas estradas dos países da União a perda de 211. 096 anos de vida, unidade em que é apresentado o resultado do estudo. a poluição atmosférica levou à perda, por parte dos então cerca de 450 milhões de habitantes da UE, de 151. 000 anos de vida.
O estudo não contabiliza o número de mortes atribuídas à poluição sonora, mas uma projecção feita pela Lusa conclui que teriam morrido 9. 060 pessoas em 2000, no caso das vítimas terem falecido todas com 55 anos de idade. Segundo os dados da União Europeia, em 2000, 25. 3 por cento da população dos 15 países que então integravam a comunidade era afectada pelo ruído.
Portugal é o terceiro mais afectado, com 27. 4 por cento da população atingida, atrás apenas da Holanda (34. 7) e da Itália (34. 1). O último lugar é ocupado pela Irlanda (9. 7).
Quanto às consequências, os peritos da OMS apontam: incómodo, distúrbios e sensação de desconforto na maioria das pessoas expostas, o que leva ao aumento da produção de hormonas reveladoras de stress. as consequências, numa fase posterior, vão desde o aumento da pressão do sangue, colestrol, coágulos e excesso de acúcar no sangue. Da evolução destas situações surge a hipertensão e os enfartes de miocárdio, que levam à morte.