Monsenhor Luciano Guerra recebeu hoje, 20 de Junho, a medalha de ouro do Município de Ourém, concelho ao qual pertence Fátima
Monsenhor Luciano Guerra recebeu hoje, 20 de Junho, a medalha de ouro do Município de Ourém, concelho ao qual pertence Fátima a medalha visou homenagear o trabalho feito pelo sacerdote à frente da instituição Santuário de Fátima numa altura em que se assinalam os 90 anos das aparições.
Luciano Guerra deverá deixar o cargo em 2008, depois de 35 anos naquelas funções. O reitor já revelou que não tenciona continuar no cargo quando terminar o seu mandato, a 13 de Fevereiro de 2008.
Nascido no concelho de Porto de Mós, em 1932, Luciano Guerra estudou na Universidade Gregoriana de Roma, tendo sido ordenado em 1957.
Desde o início da sua carreira eclesiástica, Luciano Guerra esteve quase sempre ligado ao Santuário de Fátima, primeiro como capelão e director da União dos Servitas, de onde saiu para fazer trabalho pastoral, primeiro na Marinha Grande e depois em Paris.
a 13 de Fevereiro de 1973 tomou posse como reitor do Santuário e o seu mandato foi sucessivamente renovado pelos bispos diocesanos, acumulando ainda as funções de presidente do Serviço de ambiente e Construções da instituição, que coordena as obras da nova Igreja da Santíssima Trindade, que será inaugurada em 13 de Outubro.