“Promoção do diálogo intercultural: desafios e perspectivas do Conselho da Europa” é o tema do colóquio que se realiza este sábado e domingo, 23 e 24 de Junho, no Centro Ismaili, em Lisboa
“Promoção do diálogo intercultural: desafios e perspectivas do Conselho da Europa” é o tema do colóquio que se realiza este sábado e domingo, 23 e 24 de Junho, no Centro Ismaili, em LisboaO ex-presidente da República, alto Representante da Organização das Nações Unidas para a aliança das Civilizações, Jorge Sampaio; os escritores e filósofos Bernard-Henry Lévy, francês, e Tzvetan Todorov, búlgaro, são alguns dos intervenientes nos trabalhos. Contam-se ainda nomes como o escritor congolês Henri Lopes, o representante da aga Khan Development Network, Nazim ahmad, e o director-geral da arab League Educational, Cultural and Scientific Organization – aLECSO, Mongi Bousnina. O colóquio debaterá questões ligadas ao Diálogo Intercultural, ao papel e às prioridades das instituições internacionais, tendo em vista a elaboração de um Livro branco sobre a matéria. Este Livro branco visa criar directrizes para construir, no seio das sociedades, relações harmoniosas, favorecendo o respeito pelos direitos humanos, a democracia e o Estado de Direito, tendo em conta as dimensões multiculturais . 60 peritos e estudiosos debaterão as mensagens e recomendações das diferentes personalidades, consultadas durante seis meses.
O debate será repartido por vários painéis, nomeadamente Os desafios do diálogo intercultural , Cooperação, sinergias e mais-valias- o papel e prioridades das instituições internacionais no diálogo intercultural e Depois da consulta – que perspectivas para o livro branco do diálogo intercultural? . a iniciativa é do Centro Norte-Sul.