Guia lançado conjuntamente por duas agências internacionais sobre tratamento do ví­rus
Guia lançado conjuntamente por duas agências internacionais sobre tratamento do ví­rusPara proporcionar um acesso mais fácil aos que mais necessitam de tratamento, cuidados e prevenção no VIH, é o objectivo de um guia lançado conjuntamente por duas agências das Nações Unidas para aconselhamento sobre o vírus e os testes.
a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Programa das Nações Unidas contra o VIH/Sida (Unaids, na sigla inglesa) apelam à necessidade de fazer aumentar o número de cuidados e testes e aconselhamento sobre a doença. No actual modelo prevalecente são os indivíduos que procuram activamente o diagnóstico da doença. Mas especialistas defendem que estes sistema impede, pelo medo do estigma e discriminação, um acesso mais livre aos serviços e a percepção de que muitos estarão em risco, mesmo em áreas com fortes índices de infecção do VIH.
Cerca de 80 por cento das pessoas que têm VIH em países pobres ou em vias de desenvolvimento não estão conscientes de que estão infectadas com a doença. Na África subsariana, recentes inquéritos demonstram que apenas 12 por cento dos homens e dez por cento das mulheres fizeram testes de despistagem da sida, garantem os dados fornecidos pela OMS e Unaids.