“África, rumo a um futuro” é o mote para as actividades que decorrem hoje, 25 de Maio, na Universidade Católica de Lisboa, assinalando o Dia d’África
“África, rumo a um futuro” é o mote para as actividades que decorrem hoje, 25 de Maio, na Universidade Católica de Lisboa, assinalando o Dia d’ÁfricaO Dia de África é assinalado, hoje, em Portugal, com iniciativas em todo o país. a maioria parte das actividades são organizadas pelas associações de imigrantes africanos, como a festa africana que o Bairro 6 de Maio, na amadora, realiza hoje e sábado.
a Casa de angola associa-se às comemorações com o lançamento do livro Estórias de angola, do diplomata português Luís Mascarenhas Gaivão. No Porto, a data é assinalado com um jantar que contará com a presença de Rui Flores, assessor político das Nações Unidas, e actualmente a exercer funções no Gabinete Integrado das Nações Unidas na Serra Leoa (UNIOSIL, sigla em inglês).
a nível oficial, o Grupo africano de Embaixadores em Portugal realiza hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, uma recepção e na segunda-feira uma conferência sobre a temática euro-africana, que contará com a presença do antigo secretário-geral das Nações Unidas (ONU) Kofi annan e do ex-presidente português, Jorge Sampaio.
Na Universidade Católica as actividades incluem um painel Como voltar, a eucaristia, um sarau cultural. a festa africana tem início pelas 21h.
Os estudantes africanos da Universidade do Minho, norte de Portugal, promovem uma conferência organizada pelo jornalista cabo-verdiano Silvino Évora e pelas associações estudantis de angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, sob o lema Pensar africa. O debate terá um painel único, intitulado Políticas Económicas e Desenvolvimento Social.
Cabo Verde vai ser representado por andré Corsino Tolentino, que apresentará uma comunicação intitulada Politica, Conhecimento e Desenvolvimento. Depois do debate, será apresentado o livro Universidade e Transformação Social nos Pequenos Estados em Desenvolvimento: o Caso de Cabo Verde, de andré Corsino Tolentino.
Em Portugal vivem cerca de 160 mil africanos, a maioria proveniente dos Países africanos de Língua Oficial Portuguesa (PaLOP). De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, os cabo-verdianos são a maior comunidade africana a viver no país, cerca de 68 mil, seguindo-se os angolanos (35 mil), guineenses (25 mil), são-tomenses (12 mil) e moçambicanos (6 mil). O Dia de África assinala a criação, há 44 anos, da Organização da Unidade africana (OUa), hoje União africana. Trinta e dois chefes de Estado africanos reuniram-se, a 25 de Maio de 1963, em adis abeba, Etiópia, para protestarem contra a colonização, que durante séculos vigorou em todo o continente, e para formarem a OUa. 25 de Maio foi instituído pela ONU, em 1972, Dia da Libertação da África.