Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica promove a iniciativa "EMRC – Disciplina Carbono Zero" | Foto: DR

Oitenta e dois alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, participaram num projeto de reflorestação no âmbito da atividade final do projeto “Educação Moral e Religiosa Católica – Disciplina carbono zero”. A iniciativa teve lugar no Santuário de Nossa Senhora do Socorro, no passado dia 18 de março.

Este projeto existe desde 2010 e conta com o apoio de diversas entidades. Nesta edição, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha assegurou a preparação do terreno e o apoio logístico. A paróquia local e a Casa Diocesana acolheram o grupo de estudantes e fizeram uma apresentação histórica e espiritual sobre o santuário, e as forças de segurança asseguraram o acompanhamento dos alunos na deslocação a pé até ao local da plantação.

Durante a atividade, os estudantes estiveram acompanhados por seis professores. Ao longo do dia, os alunos realizaram “a plantação de árvores, provenientes da sementeira de bolotas iniciada em outubro, e participaram no peddy paper ‘A terra é casa de todos nós’”, segundo Isabel Santos, professora de Educação Moral e Religiosa Católica.

“A atividade integrou desafios de várias disciplinas, promovendo o trabalho colaborativo e a consciencialização ambiental. Este tipo de iniciativas contribui para reforçar valores de cuidado, responsabilidade e respeito pelo ambiente”, acrescentou a responsável, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (Educris).

Isabel Santos explica que este projeto quer afirmar-se “como uma proposta educativa que articula fé, cidadania e sustentabilidade”. “Trata-se de um percurso que ajuda os alunos a viver valores fundamentais da disciplina de EMRC, traduzindo-os em gestos concretos de cuidado pela Casa Comum”, referiu. A professora salientou ainda que a atividade “pretende sensibilizar para os valores da ecologia integral, promovida pela ética cristã e inspirada pelo pensamento do Papa Francisco”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *