A irmã Simona Brambilla é agora membro do Dicastério para os Bispos, após ter sido nomeada para esta função pelo Papa Leão XIV, no último sábado, 14 de fevereiro. Desde janeiro de 2025, que esta religiosa é prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Esta Missionária da Consolata tem 60 anos e une-se agora a outras duas mulheres: a irmã Raffaella Petrini, presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano e o Governadorato, e Maria Lia Zervino, ex-presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas, nomeadas pelo Papa Francisco como membros do Dicastério para os Bispos em julho de 2022 e confirmadas por Leão XIV no passado sábado. “Juntas, elas são chamadas a participar no processo de eleição dos novos párocos diocesanos”, explica o portal de informação Vatican News.
A irmã Brambilla nasceu em Itália, detém formação em enfermagem, e é doutorada em Psicologia, tendo sido professora universitária na sua área de formação. Enquanto religiosa Missionária da Consolata, esteve em missão Moçambique. Simona Brambilla foi Conselheira Geral do Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata e Superiora Geral do Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata, cargo em que foi reeleita em 2017, e no qual permaneceu até de maio de 2023.








