O principal bispo da China, Fu Tieshan, apoiado pelo Partido Comunista morreu aos 75 anos, hoje, 21 de abril
O principal bispo da China, Fu Tieshan, apoiado pelo Partido Comunista morreu aos 75 anos, hoje, 21 de abrilFu Tieshan era bispo da diocese de Pequim, membro da assembleia Nacional Popular chinesa, presidente da Igreja Patriótica Católica da China e presidente da Conferência Episcopal. De nome cristão, Michael, o prelado chinês não era reconhecido pelo Vaticano tal como nenhum dos bispos ordenados pela Igreja patriótica chinesa.
a morte de Fu ocorre num momento em que o Papa Bento XVI prepara uma carta a Pequim, procurando uma certa aproximação. as relações entre os dois estados foram rompidas em 1951 por causa da nomeação de bispos.
Para uma reaproximação, Pequim exige que a Santa Sé deixe de reconhecer Taiwan e não interfira nos assuntos internos da Igreja da China. Há dez milhões de católicos na China, um terço dos quais clandestinos porque obedientes ao Vaticano já que reconhecem o Papa como líder espiritual.
ainda não há nomes que possam suceder a Fu Tiesha mas um porta-voz da Igreja Patriótica Católica adianta não saber se haverá conversações com o Vaticano a esse respeito. Fu Tieshan nasceu na província setentrional de Hebei, berço do cristianismo na China e foi sagrado bispo em 1979, sem o consentimento do Vaticano. Morreu de cancro no pulmão.