Peregrinação da Bênção dos Capacetes de 2025 | Foto: Santuário de Fátima

Cerca de 180 mil motociclistas estiveram na Cova da Iria neste fim de semana, dias 20 e 21 de setembro, para participarem na 10.ª Peregrinação da Bênção dos Capacetes.O recinto de oração do Santuário de Fátima esteve lotado para a Eucaristia da manhã de domingo, 21.

A presidir às cerimónias esteve Rui Valério, Patriarca de Lisboa, que durante largos minutos, percorreu o recinto de oração, aspergindo os peregrinos com água benta. Entre a multidão encontravam-se membros das Forças Armadas e de Segurança, bombeiros, pessoal médico, e diversos grupos motards e motoclubes, que envergavam as suas bandeiras.

Na sua comunicação aos peregrinos, o presidente da celebração disse que “nenhuma deslocação é apenas geográfica ou espacial”, uma vez que conduz também a “um movimento interior, uma caminhada espiritual que consiste num percurso libertador da alma”. Por isso, os itinerários das motos “são muito mais do que meras viagens ou passeios, são ações libertadoras: libertam dos egoísmos, da arrogância, da superficialidade, do ódio, da solidão”.

Rui Valério afirmou que andar na estrada coloca os motociclistas em comunhão com Deus e as comunidades com quem se deparam. “Conduzir é bem mais do que técnica, revela-se como um exercício de responsabilidade, de respeito e de humanidade.” O prelado deixou também um alerta – “A liberdade fascinante que sentimos ao acelerar precisa de ser sempre sustentada pela consciência e responsabilidade nos valores da justiça, da verdade, da lealdade, da camaradagem e da segurança.”

Papa deixa mensagem aos participantes na Bênção dos Capacetes

Esta peregrinação contou com a bênção do Papa. Através de uma mensagem lida por Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Leão XIV disse unir a sua prece à de cada motociclista, pedindo para todos “o dom renovado da fé” – “É [Jesus] que guia os nossos passos e, em todas as circunstâncias, nos compromete seriamente com a proteção dos que põe no nosso caminho.” O Sumo Pontífice lembrou também que “o esforço pessoal em prol da segurança rodoviária é expressão da caridade divina”.

Nesta peregrinação, a Associação Bênção dos Capacetes distinguiu o Santuário de Fátima com a ‘Medalha de Mérito e Reconhecimento’, como forma de “expressar o reconhecimento e a sincera gratidão da associação e de todos os motociclistas peregrinos de Fátima por toda a diligência com que a instituição e os seus servidores têm trabalhado em ordem ao cumprimento da vocação e da missão deste lugar”.