Neste mês de setembro estreia “Thérèse Martin”, um espetáculo de teatro musical sobre Santa Teresinha do Menino Jesus, promovido pela Ordem dos Padres Carmelitas Descalços em Portugal. O espetáculo conta com música original ao vivo, 24 atores e uma orquestra constituída por 13 músicos. O musical baseia-se nos manuscritos de Santa Teresinha, e estreia-se no ano do centenário da canonização desta carmelita, que é uma das padroeiras de França.

“[O musical] é inspirado na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face que, tendo vivido apenas 24 anos – em família e depois no Carmelo, em Lisieux – se tornou numa das santas mais conhecidas em todo o mundo, amada por crentes e não-crentes e reconhecida pela UNESCO entre as figuras mais significativas para a humanidade contemporânea”, referem os responsáveis pela produção.

Ao tomar conhecimento da preparação deste espetáculo, em novembro de 2024, o Papa Francisco desejou que este musical “toque o coração de muita gente, especialmente os mais novos como ela, que faleceu muito jovem”. “Pode ser um farol para os mais novos, hoje”, disse o Papa naquela ocasião. O espetáculo “Thérèse Martin”, de Matilde Trocado e António Andrade Santos, pode ser visto no Teatro Camões, em Lisboa, de 12 a 14 de setembro, e no Coliseu do Porto, dia 30 de setembro.