Em Plasencia, as vítimas alojadas no seminário receberam a visita do bispo Ernesto Brotons. Foto © Diocese de Plasencia

Perante as dezenas de incêndios que deflagram em Espanha, várias dioceses nas regiões afetadas decidiram abrir as portas dos seus seminários para acolher e apoiar as vítimas. Em Astorga, La Bañeza, Zamora e Plasencia são já centenas as pessoas hospedadas, depois de terem sido retiradas das suas casas pelas forças de segurança.

No caso de Astorga, onde o fogo obrigou a evacuar mais de 4.300 pessoas, o seminário colocou à disposição 136 camas. E foram inúmeras as pessoas que, na noite da última quarta-feira, 13 de agosto, se deslocaram ao edifício da Igreja para oferecer ajuda e levar alimentos. Tantas que a autarquia local informou não ser preciso entregar mais comida, pois todas as necessidades estavam já asseguradas, relata o jornal Religión Digital na edição da última quinta-feira, 14.

Já em Plasencia, onde o seminário diocesano também abriu as suas portas, as vítimas ali alojadas receberam a visita do bispo Ernesto Brotons, que fez questão de manifestar a sua proximidade e vontade de ajudar. Também a diocese de Coria-Cáceres, há duas semanas, colocou à disposição as suas duas residências de idosos para acolher possíveis desalojados devidos ao incêndio que deflagrou então naquela região.

Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.