Ajuda

Está em curso uma nova edição da campanha “Vale +”. O objetivo é reunir bens e apoio monetário para fazer face ao “aumento acentuado dos pedidos de ajuda”, indica a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), promotora da iniciativa. “Esta nova ação surge num contexto de crescente pressão sobre as respostas sociais da CVP. Em apenas um ano, o número de famílias apoiadas com ajuda alimentar aumentou 58,6 por cento, passando de 60.000 em 2023 para 95.169 em 2024”, refere este organismo humanitário.

Este fim de semana, dias 12 e 13 de julho, a campanha “Vale +” vai estar a decorrer em “281 superfícies comerciais em todo o país – nomeadamente nas lojas Pingo Doce, El Corte Inglés e Auchan”. Alimentos e produtos de higiene podem ser entregues aos voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa presentes nestes espaços comerciais. A contribuição para esta campanha através da compra de vales solidários nas caixas registadoras das lojas aderentes à iniciativa teve início quinta-feira, 10 de julho, e prolonga-se até ao próximo dia 26.

A última edição desta campanha decorreu este ano e “resultou na angariação do equivalente a 134.315 refeições: 239.932 euros em vales e 183.496 em produtos essenciais” A Cruz Vermelha Portuguesa conta com uma rede de 159 estruturas locais, que se dedicam a apoiar “diariamente famílias em situação de fragilidade – desde desempregados a pessoas com emprego estável, mas com rendimentos insuficientes, passando por famílias monoparentais ou numerosas, cada vez mais afetadas pela subida do custo de vida”.

Segundo a Cruz Vermelha, “entre os produtos mais procurados estão leite, azeite, atum e produtos de higiene”, sendo que vales alimentares se têm revelado “fundamentais para garantir flexibilidade na compra de produtos frescos ou dietas específicas, assegurando uma alimentação mais equilibrada e respeitando as necessidades de cada família”.