O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) lançou um programa dedicado ao descanso dos cuidadores. A iniciativa vai permitir que quem cuida de crianças com doença crónica complexa possa descansar por um período “de até quatro semanas”, explicam os serviços de comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).
Durante este período, a criança com doença crónica fica alojada no CMRA e recebe “cuidados especializados, estando assegurada a melhor manutenção do seu estado de saúde e promovendo a sua qualidade de vida”, garante a Misericórdia de Lisboa. Ao longo deste internamento, pretende-se “aliviar a pesada responsabilidade” dos cuidadores de referência destas crianças.
A Santa Casa de Lisboa indica que este programa apresenta “uma abordagem centrada tanto na criança, como na família, reconhecendo que o bem-estar dos cuidadores é essencial para a qualidade dos cuidados prestados a longo prazo”. As pessoas interessadas neste programa podem obter mais esclarecimentos através do número 214 608 300, ou do envio de um email para ugd-cmra@scml.pt.