Está escolhido o 267.º líder da Igreja Católica. Trata-se do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que escolheu chamar-se Leão XIV. O fumo branco saiu da chaminé da Capela Sistina na tarde desta quinta-feira, 8 de maio, depois de dois dias de conclave.
O cardeal Robert Prevost era até agora prefeito do Dicastério para os Bispos, e torna-se assim no primeiro pontífice norte-americano. Robert Prevost foi missionário, arcebispo no Peru, e superior geral da Ordem de Santo Agostinho. O novo Papa nasceu a 14 de setembro de 1955, em Chicago, nos Estados Unidos da América.
As primeiras palavras do novo Papa, ao dirigir-se aos fiéis, foram: “A paz esteja convosco”. O seu discurso foi proferido em italiano e espanhol, e durou cerca de oito minutos. A sua intervenção ficou marcada pela repetição da palavra “paz”. Em espanhol, recordou a “querida diocese” peruana de Chiclayo, da qual foi bispo.
Papa Leão XIV falou também de uma “Igreja missionária”, que possa ser aberta “todos”. “Devemos procurar juntos como ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, o diálogo, sempre aberta a receber, como esta praça com os braços abertos, a todos, todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo, do amor”, referiu.








