Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima | Foto: Santuário de Fátima

A “versatilidade sonora” do órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai ser explorada no próximo domingo, 2 de março, através de um concerto com entrada gratuita que terá início às 15h30, segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Este momento vai ser protagonizado Arturo Barba, considerado um “prestigiado organista espanhol”, destaca o templo mariano da Cova da Iria. O concerto será uma ocasião para uma “viagem por diferentes épocas e estilos, desde o Barroco até à música contemporânea”.

“A programação mistura momentos de grande intensidade e introspeção, explorando desde a grandiosidade das passagens de Mendelssohn até às atmosferas minimalistas de Philip Glass. A fusão de estilos e épocas cria uma experiência única, onde a riqueza técnica e expressiva do órgão é protagonista, culminando numa das mais imponentes fantasias sobre o tema B.A.C.H. de Franz Liszt”, indica a sinopse do concerto.

Este será o terceiro concerto do III Ciclo de Órgão de Leiria, que teve início no último sábado, 22 de fevereiro, e que se prolonga até 9 de março. Pelo segundo ano consecutivo, o Santuário de Fátima associa-se assim como parceiro desta iniciativa. O Santuário de Fátima recorda que o órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima “é o maior do género em Portugal, com 90 registos e cerca de 6.500 tubos”.