O desafio é saber “quantas pessoas não têm acesso” ao microcrédito e saber “quando é que se vai conseguir chegar até elas”
O desafio é saber “quantas pessoas não têm acesso” ao microcrédito e saber “quando é que se vai conseguir chegar até elas”O Nobel da Paz 2006, Muhammad Yunus, apelou hoje às fundações e governos para criarem fundos que permitam impulsionar o social business (negócio social).
O objectivo é fazer o bem às pessoas e combater a pobreza. Muhammad Yunus, criador do microcrédito defendeu a criação de um mercado de valores, através de um negócio social, onde qualquer um poderá investir com o objectivo de ajudar os mais pobres.
Trata-se de um negócio e não de solidariedade, sustentou o Nobel. Hoje todos os assuntos relacionados com ajuda aos mais necessitados são vistos como actos de solidariedade, quando pode ser uma forma de negócio que se pode tornar poderoso porque não custa nada a ninguém e o dinheiro vem do próprio negócio.
Com este projecto, Muhammad Yunus pretende colmatar as necessidades sentidas nas áreas da saúde e da habitação. até 2015, o microcrédito deverá chegar a 175 mil pessoas. a meta de chegar a cem mil pessoas, prevista para 2005, só foi concretizada em 2007.