Mais de 1,6 milhões de pessoas morrem todos os anos por não terem acesso a água de qualidade, 90 por cento são crianças com menos de cinco anos
Mais de 1,6 milhões de pessoas morrem todos os anos por não terem acesso a água de qualidade, 90 por cento são crianças com menos de cinco anos a água é um bem que ainda não chega a todos. Em 2007, o tema do Dia Mundial da água é dedicado à escassez deste bem essencial.
Os números divulgados, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), indicam que mais de 1,6 milhões de pessoas morrem, todos os anos, por não terem acesso a água de qualidade ou a higiene. Margaret Chan, responsável da OMS adiantou ainda que 90 por cento das mortes se registam entre crianças com menos de cinco anos, a maior parte nos países em vias de desenvolvimento.
À medida que a água se torna rara, as pessoas são muitas vezes obrigadas a recorrer a fontes de água potável que podem não ser saudáveis, alertou a responsável, lembrando que as alterações climáticas levam a que as secas e inundações sejam cada vez mais frequentes e graves.
Em Portugal, os dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que entre cinco a oito por cento dos portugueses não têm água em casa. Uma realidade que se encontra em todo o país e até mesmo no bairro histórico de alfama, em Lisboa.
as Nações Unidas, através da resolução a/RES/47/193, de 22 de Dezembro de 1992, declararam o dia 22 de Março de cada ano como o Dia Mundial da Água. Este dia tem sido marcado, desde 1993, com iniciativas várias nacionais e internacionais com o intuito de sensibilizar o público em geral para a necessidade de conservar os recursos hídricos e para algumas questões em particular, também relacionadas com a água.
Em Portugal, 150 crianças vão assistir ao lançamento do site do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos – Júnior e à encenação da peça Água Viva pelo Teatro Independente de Oeiras, entre outras actividades.