Mónica Pinto e Isabel Santos são mãe e filha, e partiram a pé de Almeirim rumo a Fátima

A Peregrinação Internacional Aniversária de maio ao Santuário de Fátima inicia este domingo, dia 12, com a presença de milhares de peregrinos de várias partes do mundo. Esta peregrinação é tradicionalmente marcada pela ida de muitos peregrinos a pé até à Cova da Iria, e são muitos os que neste domingo, e ao longo dos últimos dias têm chegado a pé ao santuário.

Entre os peregrinos que chegaram a pé à Cova da Iria estão Isabel Santos, de 69 anos, e Mónica Pinto, de 46. São mãe e filha. Isabel caminhou pela quarta vez rumo a Fátima, mas para Mónica, esta foi a sua segunda peregrinação. As duas partiram a pé de Almeirim, uma cidade do distrito de Santarém. Fizeram seis etapas, as quais iniciaram sempre às 06h00, em seis dias intervalados deste mês de maio, com diferentes distâncias, chegando à Cova da Iria na última sexta-feira, 10 de maio.

O itinerário apresentou desafios, nomeadamente nos momentos de grandes subidas. Parte do trajeto foi feito em estradas principais, algo não apreciado pelas peregrinas, devido à constante “preocupação” com a presença dos veículos, conforme explicaram, em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA. Já o Caminho do Médio Tejo foi trilhado com grande gosto. “É um caminho espetacular, lindíssimo, no interior da serra, com estradas no campo, onde é possível sentir a brisa a passar. Caminhámos em comunhão com a natureza. Adorámos o percurso. Caminhar assim é algo de muito espiritual”, disseram.

Para mãe e filha, a peregrinação a Fátima, assim como outras ocasiões em que as duas estão de viagem, são momentos que contribuem para o “fortalecimento” da sua relação. A chegada ao santuário é um momento de alegria e reflexão. “Chegar a Fátima é um alívio muito grande. Venho a Fátima em ação de graças. Agradeço por tudo o que tenho. Agradeço pelo teto, pelo pão, pelo trabalho, e pela saúde, algo que nem todas as pessoas têm”, referiu Isabel.

Às 21h30 desta noite tem lugar a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguida da procissão das velas, que tradicionalmente ilumina todo o recinto do Santuário de Fátima. Às 22h30 tem início a celebração da Palavra, e às 23h00 a procissão do silêncio. A conduzir as celebrações está Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, que pela primeira vez preside a uma Peregrinação Internacional Aniversária na Cova da Iria.