Há dias estava a ver televisão, quando fiz um “zapping” pelos vários canais. a minha curiosidade recaiu sobre um anúncio de uma igreja pentecostal: “Receba uma rosa sem espinhos!”
Há dias estava a ver televisão, quando fiz um “zapping” pelos vários canais. a minha curiosidade recaiu sobre um anúncio de uma igreja pentecostal: “Receba uma rosa sem espinhos!”Tratava-se de uma sessão de terapia sentimental. O pastor oferecia aos seus fiéis uma rosa sem espinhos, ou seja, uma vida resolvida. Vivo em São Paulo desde 2003 e já me habituei a ver esse tipo de igrejas em todo o lado. abundam nos bairros mais pobres da cidade, mas uma recente estatística deixou-me perturbado: apenas em São Paulo, em média cada dia surge uma nova igreja.
ao lado da Igreja Universal do Reino de Deus e da assembleia de Deus, pentecostais, surgem novas igrejas de outro estilo. Se as duas primeiras se sustentam através do dízimo, as novas igrejas, tipo a Bola de Neve, utilizam métodos modernos de marketing, tais como a venda de bonés e camisetes.
a variedade de serviços religiosos oferecidos vai até aos exorcismos. Na Igreja Bola de Neve, o pastor é um surfista que durante vários anos trabalhou no departamento de marketing da Nestlé. Depois de abandonar esse bom emprego, dedica-se agora a outro tipo de marketing: o dos fieis. O altar da sua igreja é uma prancha de surf em cima de dois cavaletes. Muitos jovens sentem-se atraídos por esta informalidade.
a verdade é que estas igrejas estão a aliciar um grande número de católicos. Muitos deixam-se levar pelo apelo de uma vida fácil e resolvida, por uma tal rosa sem espinhos. Só que a natureza ensina-nos que as rosas têm mesmo espinhos.