Um blogue para os jovens tomarem a palavra. O conceito simples apresentado pela JOC quer dar voz a quem não é ouvido nas campanhas
Um blogue para os jovens tomarem a palavra. O conceito simples apresentado pela JOC quer dar voz a quem não é ouvido nas campanhasParem de culpar os desempregados!, pede Marie, no primeiro episódio de O Minuto Jovem. a iniciativa da JOC (Juventude Operária Católica) francesa está disponível on-line e assegura tempo para a palavra dos jovens durante a campanha presidencial, pelo menos de forma simbólica, num blogue criado especificamente para o efeito. O conceito é simples: um jovem, um minuto, um tema.
La minute jeune (no nome original) surge da constatação que os jovens não são ouvidos nem compreendidos durante a campanha eleitoral para a Presidência da República, que terá lugar em abril e Maio (havendo segunda volta), mas que em compensação há muitos a falar no seu lugar. Por isso, a JOC dá-lhes vez e voz: durante um minuto, sob um fundo musical ritmado um jovem dos 15 aos 30 anos diz o que tem a dizer.

É uma forma, garante o movimento de acção Católica, destes jovens, nomeadamente os dos meios populares, tomarem lugar no debate democrático: Cada dia, de segunda a sexta-feira, até à segunda volta, um jovem exprime-se aqui mesmo em vídeo. Críticas, propostas, mensagens aos candidatos e testemunhos de vida encontrarão espaço neste blogue.
O movimento operário promete algumas surpresas para este blogue, nomeadamente as cartas de um livro que revelam as Últimas tentativas de diálogo antes dos motins, publicado por um jocista, Pascal Verbéke, que se referem aos motins que assolaram há um ano e meio os subúrbios de Paris e de outras grandes cidades francesas.