Encontro Nacional da Vida Consagrada reúne em Fátima membros de institutos religiosos de vários pontos do país | Foto: DR

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) organiza o 39.º Encontro Nacional da Vida Consagrada, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, entre este sábado, 10 de fevereiro, e próxima terça-feira, dia 13, com o tema “Desafios da sociedade atual à vida consagrada”. Em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA, Adelino Ascenso, sacerdote e presidente da CIRP, explicou que a iniciativa consiste num “programa de formação permanente, pelo que um dos desejos é que cada encontro produza alguma mudança no coração de cada um e de cada comunidade”.

Entre os oradores do encontro estão Eduardo Duque, da Universidade do Minho, e Eugénia Abrantes, psicóloga, que vão abordar temas como o desafio do mundo digital e da inteligência artificial. “Gostaríamos de suscitar inquietação. Estimular nos participantes uma reflexão profunda sobre aqueles desafios que nos parecem mais prementes e que estão condensados nos títulos das diversas intervenções. Apelar à criatividade e à audácia, sem medo de correr riscos; abertos ao diferente e ao diálogo franco e sem reservas, tanto com cristãos como com membros de outras religiões, com agnósticos, ateus ou indiferentes; imbuídos de uma espiritualidade lúcida e afetivamente madura, sendo mestres de escuta genuína. Se os participantes regressarem às suas comunidades mais inquietos, teremos alcançado um dos objetivos principais”, explica o sacerdote, que traça uma análise dos desafios atuais, para voltar o olhar para o futuro.

“Sentimos que não podemos ignorar as grandes alterações que vamos experimentando no quotidiano e o ritmo alucinante das mudanças que nos vão perturbando cada dia. O mundo está saturado de superficialidade e dispersão, direcionado para o digital e a inteligência artificial. E isto fere-nos e convoca-nos a que não permaneçamos agarrados às nossas seguranças, mas que trilhemos novos rumos. A mudança que desejaríamos que se realizasse com este encontro é precisamente a de tomarmos consciência de que não podemos ficar atolados em respostas herdadas, já que estagnar é retroceder”, refere Adelino Ascenso, destacando que o encontro deverá reunir “algumas centenas de consagradas e consagrados”.