A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) decidiu lançar a campanha LxAcolhe, com o propósito de angariar novas famílias de acolhimento. A iniciativa decorre com o tema “Só uma família de acolhimento pode dar a proteção que lhe(s) está a faltar”, e surge numa altura em que em Portugal “existem cerca de 1400 crianças em instituições e, destas, 300 têm menos de seis anos de idade”.

Em anos anteriores, a iniciativa LxAcolhe “evitou já a institucionalização de mais de 140 crianças, que foram integradas em famílias de acolhimento”. Ana Jorge, provedora da SCML, afirma que “este número é ainda insuficiente para o objetivo a que nos propomos: que mais nenhuma criança seja acolhida em instituição, a não ser que a sua situação específica o exija, no seu superior interesse”. “Precisamos de mais famílias de acolhimento”, sublinha a responsável.

A propósito do lançamento da campanha, a Misericórdia de Lisboa explica que “na maioria dos países, o acolhimento familiar é assumido há vários anos como prioritário, sempre que uma criança ou jovem precisa de uma medida de colocação por se encontrar em perigo no seio da sua família”.

“Só excecionalmente, e apenas quando tal corresponde ao interesse concreto do jovem, é que se opta pelo acolhimento institucional/residencial. Contrariando esta tendência, em Portugal apenas 3,5 por cento dos acolhimentos acontecem em famílias de acolhimento, sobretudo pela escassez ou inexistência de famílias de acolhimento capacitadas e selecionadas para o efeito. É esta tendência que a Santa Casa pretende inverter.” Mais detalhes sobre o acolhimento familiar estão disponíveis online.