Foto: Museu do Papel Terras de Santa Maria

Até este domingo, 7 de janeiro, é ainda possível conhecer a exposição “800 anos 800 presépios: a inspiração de São Francisco de Assis”. A mostra encontra-se patente em três espaços expositivos de Santa Maria da Feira – o Museu Convento dos Loios, a Igreja da Misericórdia e o Museu do Papel.

A mostra reúne 800 presépios representativos de “todo o mundo, muitos deles, espólio de colecionadores feirenses que os adquiriram em viagens por vários países e continentes, mas há também peças de aficionados e curiosos pelas diferentes abordagens à representação figurada do nascimento de Jesus”, indicam os organizadores, em comunicado.

No entanto, foram criados propositadamente para esta exposição quatro presépios, que fazem referência aos conflitos que existem no mundo. Assim, é possível visualizar, lado a lado, um presépio russo e outro ucraniano, há também uma obra dedicada ao conflito entre o Hamas e Israel, assim como um presépio que faz alusão a todas as guerras que existem no mundo. A exposição é comissariada pelo padre passionista César Costa, e encontra-se patente ao público desde 25 de novembro.