Exposição "Vamos viver o Natal" | Foto: Câmara Municipal de Coimbra

A partir de uma história dedicada ao Natal, crianças e adolescentes de Coimbra criaram postais. “Foram feitos cerca de 3.000 postais de Natal em papel e em formato digital”, e entre estes, o “júri escolheu 16 em formato papel e nove digitais”, os quais estão agora em exposição na Biblioteca Municipal de Coimbra, indicam os serviços de comunicação municipais.

A exposição é intitulada “Vamos viver o Natal” e pode ser conhecida até ao próximo dia 6 de janeiro. A iniciativa foi desenvolvida em “contexto de sala de aula”, e os trabalhos foram “selecionados por um júri, tendo em conta a sua originalidade, a criatividade e a coerência com a obra lida”.

“Trata-se de um desafio pedagógico, cujo objetivo é fomentar o interesse pela leitura e a expressão artística junto das crianças e jovens em idade escolar. Assim, os alunos procuram inspiração numa obra literária (do género conto ou poesia) alusiva ao Natal e, partindo dessa leitura, interpretam, posteriormente, a obra ou parte dela, em forma de trabalho ilustrado.” A iniciativa envolve o Município de Coimbra, a Rede de Bibliotecas de Coimbra, e a Biblioteca Municipal de Coimbra.