Recolha da chama na Gruta da Natividade, em Belém, em 2019 | Foto: ORF Austria

A ‘Luz da paz de Belém’ chega pelas 21h30 desta segunda-feira, 11 de dezembro, à Sé de Leiria, onde terá lugar a celebração de partilha desta chama. A presidir à cerimónia vai estar José Ornelas Carvalho, bispo na diocese de Leiria-Fátima.

Esta luz partilhada entre as pessoas é acesa por uma criança no local atribuído ao nascimento de Jesus Cristo. “Esta chama viaja por todo o mundo, até chegar à Europa”, explicam os serviços de comunicação da diocese de Leiria-Fátima, frisando que a esta luz, “percorrerá cerca de 6000 quilómetros sem se apagar”.

A cerimónia nacional de partilha da ‘Luz da paz de Belém’ teve lugar na tarde do último domingo, 10 de dezembro, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo. Esta é uma “tradição que os escuteiros partilham desde 1989”, conforme recorda a diocese de Leiria-Fátima, a propósito da iniciativa.

Este ano, a partilha da chama decorre com o tema “Um sinal de esperança na construção da paz”, com o propósito de assinalar os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada a 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A data é este ano celebrada com o lema “Dignidade, liberdade e justiça para todos”.