Os fiéis da paróquia do Alto do Lumiar, em Lisboa encontram-se a dinamizar uma caminhada de preparação para o Natal, através de conjunto de três encontros dirigidos por João Lourenço, sacerdote, biblista e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Depois do primeiro destes encontros se ter concretizado no passado dia 18 de novembro, o segundo acontece este sábado, dia 25, e o terceiro terá lugar a 16 de dezembro. Este roteiro, intitulado “Das profecias ao presépio”, acontece sempre entre as 10h30 e as 12h45. A iniciativa promovia pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo é destinada a todas as pessoas que pretendam aprofundar os seus conhecimentos da Sagrada Escritura, de maneira a viverem a celebração do Natal de uma forma mais consciente.

Em comunicado, os promotores destas sessões explicam que os assuntos natalícios “tão importantes nas vivências religiosas e sociais, não tiveram nas origens do cristianismo qualquer centralidade ou importância, passando até desapercebidas nos Evangelhos de Marcos e João, assim como em toda a literatura de origem apostólica, salvo os casos de Mateus e Lucas”.