Fotos: DR

José Matias é um sacerdote missionário da Consolata que trabalha e reside no Bairro do Zambujal, na Amadora. Através do ‘Encontro’, um boletim que descreve as atividades dos Missionários da Consolata em diversos pontos de Portugal, o sacerdote dá a conhecer as mudanças que estão a ocorrer no bairro onde está em missão.

“O Bairro do Zambujal está a mudar de cara, devido às lindas pinturas de arte urbana a representar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) decretados pelas Nações Unidas”, descreve o sacerdote, destacando que “até ao momento, já foram pintados cinco desses ODS”. O padre José Matias explica que o artista a representar o ODS 12, relativo à “Produção e consumo sustentáveis”, foi Martinho Costa, natural de Boleiros, uma localidade da freguesia de Fátima.

Durante o período em que o artista esteve a pintar a fachada de mais um edifício no Bairro do Zambujal, “ficou hospedado” na casa dos Missionários da Consolata. “Durante todo este tempo, várias famílias do bairro ofereceram-lhe o jantar que era consumido, juntamente connosco, na nossa casa”, recorda o missionário. Este projeto dedicado aos ODS pode ser acompanhado através da rede social Instagram – @zambujal360.