Foto: Santuário de Fátima

Pelo 18.º ano consecutivo, vai realizar-se esta quarta-feira, 18 de outubro, uma iniciativa de oração mundial, designada “1 milhão de crianças rezam o terço pela unidade e pela paz”. A iniciativa é promovida pelos 23 secretariados da fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), em diversos pontos do mundo.

O momento de oração “terá o seu epicentro, novamente, em Portugal com a adesão do Santuário de Fátima, na Capelinha das Aparições, pelas 18h30, onde as crianças irão rezar o terço, cumprindo o desejo expresso por Nossa Senhora aos três pastorinhos”, refere a fundação AIS, adiantando que este momento “contará com a participação do cardeal António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, que presidirá, pela quarta vez, a esta iniciativa”.

Este ano, este momento acontece numa altura em que o mundo assiste a diversas situações dramáticas. “São inúmeros os conflitos militares, as tensões fronteiriças, os atentados terroristas. O mundo vive tempos de enorme instabilidade e insegurança. Depois da guerra na Ucrânia, em pleno coração da Europa, assiste-se agora a um enorme escalar de violência na Terra Santa”, contextualizam os organizadores deste momento.

Catarina Martins de Bettencourt, diretora da Fundação AIS em Portugal, afirma que “no dia 18, as crianças de todo o mundo vão dizer que querem paz, que querem o fim de todas as guerras, que querem viver num mundo onde não haja tanta violência nem sofrimento”. “Todas as guerras vão estar no centro da oração do terço com as crianças”, refere a responsável, recordando que “além do conflito na Ucrânia, e agora na Terra Santa, há imensos países que vivem a angústia do terrorismo, de combates entre grupos armados, de uma violência sem fim”. A responsável espera que seja “impossível ignorar a voz das nossas crianças que vão estar unidas em oração, em todas as línguas, em inúmeros países, a rezar o terço pela paz no mundo”.

Esta iniciativa tem na sua base uma frase de São Padre Pio: “Quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo mudará”. O ano passado, este momento de oração envolveu “871.523 crianças”, de “cerca de 80 países e de todos os continentes”, assinala a fundação AIS. A recitação do terço, às 18h30, na Capelinha das Aparições poderá ser acompanhada em direto através dos meios digitais do Santuário de Fátima, Rádio Maria, TV Canção Nova e redes sociais da Fundação AIS.