Foto: Santuário de Fátima

A artista plástica Joana Vasconcelos orienta a última visita temática do ano pastoral 2022/2023 à exposição “Rosarium”, que se encontra patente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima. Este momento formativo acontece esta quarta-feira, 11 de outubro, às 21h15, com o tema “Suspensão: sobre a criação, sobre a execução, sobre a exposição”.

“Suspensão” é o nome de uma obra de Joana Vasconcelos, que assume a forma de um terço de grande escala, com 28 metros de altura, que esteve no exterior da Basílica da Santíssima Trindade por ocasião da celebração dos 100 anos de fenómeno de Fátima, em 2017. A mesma obra pode agora ser conhecida no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, no contexto da exposição “Rosarium”.

“Trazer à luz que todos nós podemos colaborar para que a paz exista no mundo é para mim o mote desta peça”, explicou Joana Vasconcelos, em declarações aos órgãos de comunicação social, por ocasião da inauguração da exposição, no final do último ano. Joana Vasconcelos descreve a obra como “uma ligação de paz, esperança, amor e tolerância entre o céu e a terra”. A exposição “Rosarium” tem entrada livre e pode ser visitada diariamente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.