O Santuário de Fátima lança um novo livro esta quarta-feira, 13 de setembro, às 21h15, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. O livro é resultado da tese de doutoramento de Marco Daniel Duarte, doutorado em História da Arte, e diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima. O livro, que tem como título “Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia” vai integrar a coleção Arte e Património, e é constituído por dois volumes, “fruto de uma investigação de duas décadas do autor”, referem os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Marco Daniel Duarte destaca algumas das características do livro. “Aquilo que se conclui com esta obra é que, de facto, os melhores artistas trabalharam neste lugar e produziram obra de arte de e a partir de Fátima. Todos os intervenientes que governaram este lugar, desde a primeira hora, estiveram sempre muito preocupados com a questão da beleza, que leva a fazer obra para estar ao serviço daqueles que aqui peregrinam”, destaca o especialista.

Segundo Marco Daniel Duarte, “o primeiro volume está ligado à estruturação do Santuário de Fátima, ao longo de um século, com as suas construções físicas – desde o arco que marcava o lugar da mariofania até à construção da Capelinha das Aparições e das basílicas, da praça e da colunata”. Já “o segundo volume é composto pela organização da reflexão artística, a partir da criação de novas figurações que têm lugar a partir de Fátima – a construção da imagem de Nossa Senhora de Fátima e das imagens: do anjo de Fátima, dos próprios Pastorinhos e até do peregrino”, explicou o especialista, à sala de imprensa do Santuário. O livro conta com o prefácio de Regina Anacleto, docente jubilada da Faculdade de Letras. O posfácio é da autoria de Vítor Serrão, historiador de arte, a quem caberá apresenta o livro, nesta quarta-feira, 13.