Altar-palco do Parque Eduardo VII é da autoria do arquiteto João Matos, tem 40 metros de largura, 24 metros de altura, e ocupa uma área de 430 metros quadrados

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) inicia esta terça-feira, 1 de agosto, em Lisboa. É a primeira vez que Portugal acolhe este encontro internacional de jovens, promovido pela Igreja Católica, sob a presidência do Papa. Os participantes encontram-se pela primeira vez pelas 19h00 desta terça-feira, 1 de agosto, no Parque Eduardo VII, onde terá lugar a Missa de abertura, que irá decorrer sob a presidência de Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

Estreia do coro e orquestra da JMJ

No decorrer da Eucaristia será possível escutar, pela primeira vez, os elementos do coro e da orquestra da JMJ, dirigida pela maestrina Joana Carneiro. A orquestra é constituída por cerca de 100 músicos “maioritariamente profissionais e estudantes do ensino superior”, e o coro é formado por cerca de 200 elementos. Destaque para a inclusão simultânea de pessoas ouvintes e não ouvintes num coro, com a presença de cantores surdos do projeto ‘Mãos que falam’. Nesta ocasião, o grupo irá apresentar um texto escrito pelo cardeal José Tolentino Mendonça.

Primeiro encontro dos peregrinos

Segundo os serviços de comunicação da JMJ, nesta primeira celebração, os jovens peregrinos vão rezar para que “todos os líderes e autoridades do mundo” possam cumprir a sua missão “com justiça e humildade, procurando o bem para todos os povos”, e também por “todos os jovens do mundo”, de modo especial “aqueles que lutam com tristeza, ansiedade ou desânimo”.

Um altar do arquiteto João Matos

O altar onde terá lugar a celebração é da autoria do arquiteto João Matos, e conta com 40 metros de largura e 24 metros de altura, ocupando uma área total de 430 metros quadrados. A obra tem um custo de cerca de 450 mil euros, suportado pela Fundação JMJ Lisboa 2023, com o apoio de uma entidade privada. Vão estar no altar-palco cerca de uma centena de sacerdotes e os membros do coro e da orquestra.

Produção de hóstias

A Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais decidiu oferecer duas toneladas de trigo alentejano para o fabrico de hóstias para as Eucaristias da Jornada Mundial da Juventude. A produção das hóstias foi concretizada pelas irmãs Clarissas do Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, na Estrela, Lisboa.