Lar de São Bartolomeu, da Santa Casa da Misericórdia de Baião | Foto: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

As instalações alvo de requalificação do Lar de São Bartolomeu, da Santa Casa da Misericórdia de Baião, no distrito do Porto, foram inauguradas no presente mês de julho. A “remodelação dotou o lar com uma capacidade para 71 utentes, ao invés dos 65 anteriores”, sendo que “estas seis novas vagas permitem acolher temporariamente idosos após alta hospitalar ou em situação de emergência temporária”, referem os serviços de comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Com esta intervenção, “deixaram de existir quartos triplos e quádruplos”, e passam assim a estar disponibilizados “quartos individuais e duplos”. “Foram igualmente criados espaços de lazer dentro dos quartos, como zonas de leitura e música, ou para receber visitas e usufruir da paisagem. Os quartos foram também equipados com acesso à internet”, adianta a Misericórdia de Lisboa.

A requalificação envolveu ainda a criação de um “circuito exterior”, que “foi pensado para receber as famílias e possibilitar aos utentes a realização de exercício físico ou apenas um passeio ao ar livre”. Este “arranjo exterior contemplou a criação de pérgulas, circuitos, solário e estufa com plantas e flores”. A obra “recebeu financiamento por parte do Fundo Rainha Dona Leonor no valor de 300 mil euros”. Este fundo “foi criado em 2015 pela Santa Casa de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas”, com o propósito de “ajudar as Misericórdias em todo o país, contribuindo para a coesão social e territorial do país”.