Foto: DR

O Papa Francisco anunciou a criação, como cardeal, de Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e atual presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023. A comunicação aconteceu neste domingo, 9 de julho, e foi uma ocasião para anunciar a criação de 21 cardeais, entre eles 18 futuros eleitores. Com 49 anos, Américo Aguiar, será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no atual pontificado.

“Apanhou-me totalmente surpreendido, mas estou convencido que o Papa teve no seu coração estes jovens, esta preparação da Jornada Mundial da Juventude que é indispensável, com eles”, disse Américo Aguiar, em declarações à comunicação social no domingo, 9, a partir de Setúbal, onde estão a ser preparados os kits de peregrino para a JMJ Lisboa 2023.

“O Papa quis, desde modo, homenagear os jovens, valorizá-los e fazer o que nos diz para fazer: dar aos jovens a possibilidade de serem protagonistas da história, da sua vida (…) É uma homenagem a Portugal, uma homenagem aos portugueses, uma homenagem à juventude portuguesa: é isto que eu sinto, verdadeiramente”, disse, citado pela agência Ecclesia. O consistório para a criação de 21 cardeais, entre eles 18 eleitores, está previsto para o próximo dia 30 de setembro e terá lugar no Vaticano.