Foto: HELPO ONGD

Com o objetivo de complementar as refeições com proteína animal, a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, procedeu à construção de pocilgas em São Tomé e Príncipe, e encontra-se atualmente a criar porcos nas instalações do PNASE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

“A pocilga construída no espaço do PNASE já adquiriu um total de 88 animais vivos, com 1.519,09 quilos, para criação e engorda”, refere a Helpo, adiantando que até ao início deste mês de junho se conseguiram “4.408,90 quilos de carne, distribuídos nas escolas e conservados nas arcas do PNASE”.

“As 13 escolas Básicas de Lobata já receberam 769,70 quilos de carne e as 12 Escolas Básicas de Cantagalo 1.222,2 quilos, para confeção de pratos quentes enriquecidos com proteína animal nas suas cantinas. Assim, temos um total de 2.018, 9 quilos de carne distribuídos nas 25 Escolas Básicas de Lobata e Cantagalo, que alimentam 7594 alunos dos dois distritos”, destaca a organização portuguesa.

A iniciativa decorre no âmbito do projeto MeNutRic Mais, cofinanciado pela Helpo, World Food Programme e Instituto Camões. O programa está a ser desenvolvido em parceria com o PNASE e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.