Até à próxima quarta-feira, 31 de maio, está em curso a campanha solidária ‘1€ abem:’, em farmácias aderentes de todo o país. No âmbito desta iniciativa, os clientes das farmácias podem “doar um euro ao ‘Programa abem: Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude’, contribuindo para que as famílias, que não têm dinheiro para pagar os medicamentos prescritos pelo médico, tenham acesso aos medicamentos de que precisam”, explicam os promotores da iniciativa, em comunicado.

“A totalidade dos donativos angariados durante a campanha ‘1€ abem:’ serão apenas utilizados para comparticipar os medicamentos aos beneficiários abem”, um programa que “já apoiou mais de 32.000 pessoas”. Maria João Toscano, diretora-executiva da Dignitude, apela à contribuição dos cidadãos. “Um em cada dez portugueses enfrenta a dura realidade de não conseguir controlar ou tratar as suas doenças por não ter dinheiro para comprar os medicamentos de que precisa. No contexto atual de aumento do custo de vida, esta situação tende a agravar-se. Com apenas um euro podemos transformar a vida de quem mais precisa.”

Segundo os promotores da iniciativa, os beneficiários do ‘Programa abem:’ são “cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país”. O beneficiário “tem acesso ao ‘Cartão abem:’, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos”. Os donativos podem ainda ser feitos por Mb Way, transferência bancária ou no website da campanha. Esta iniciativa é apoiada pela Portugal Inovação Social, através de fundos da União Europeia.