Foto: Santuário de Fátima

A 21.ª edição do Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do primeiro ciclo acontece esta sexta-feira, 26 de maio, em Fátima. O encontro convida os mais novos a “estar atentos aos outros” e a serem “capazes de cuidar uns dos outros” tal como “Maria, que se levantou e partiu, apressadamente, para ajudar a sua prima Isabel”, contextualiza Dimas Pedrinho, da equipa nacional de EMRC, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (EDUCRIS).

O contexto em que vai decorrer o encontro entra em consonância com o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – evento que vai realizar-se em Lisboa de 1 a 6 de agosto. Como atividade preparatória para o encontro em Fátima, os alunos e professores de mais de 60 agrupamentos e escolas foram convidados a “realizar desenhos que expressem o cuidado pelo outro, através do exemplo de Maria”.

O programa do encontro na Cova da Iria prevê um momento cultural, no Centro Pastoral de Paulo VI, dinamizado pela companhia de teatro ‘Espelho Mágico’. Prevê-se ainda um encontro de todo o grupo, na Basílica Santíssima Trindade, com a presença de António Moiteiro, bispo na diocese de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

As atividades do dia vão decorrer sob o tema “Com EMRC dou + cor à vida”. “Com este tema quisemos entender a palavra ‘cor’ como a qualidade de vida. Trata-se de procurar, no dia-a-dia de cada um, melhorar a situação da vida das pessoas nomeadamente, com aquelas com que os pequenos alunos do primeiro ciclo se cruzam”, sublinha o responsável.

“Esperamos que se encontrem, se olhem, e estejam em comunhão provenientes de várias partes do país. É sempre bom contactar com crianças e professores que trazem outras experiências fazendo festa naquele lugar tão especial”, frisou Dimas Pedrinho. Para o membro da equipa nacional de EMRC, os “encontros nacionais da disciplina” são sempre ocasiões para “escutar a diferença, a dimensão nacional da disciplina, vermos crianças de tantos pontos do país e fazermos a experiência de comunhão alargada”.