Símbolos da JMJ encontram-se a percorrer todo o país, e neste momento estão de passagem pela diocese de Leiria-Fátima

Milhares de peregrinos de vários pontos de Portugal e do mundo iluminaram com a luz das suas velas o recinto de oração do Santuário de Fátima, na noite desta sexta-feira, dia 12, no contexto da peregrinação internacional aniversária de maio, em que também se destacou a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai realizar-se de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.

A homilia da vigília de oração foi proferida por Pietro Parolin, cardeal e Secretário de Estado do Vaticano, que preside às celebrações. Na sua intervenção, o cardeal lamentou a ausência de paz no mundo. “Quando não se encontra uma alternativa à violência, à guerra, ao ódio fratricida, à exclusão, à marginalização, então a esperança de uma mudança radical e de um futuro diverso e bom é simplesmente impossível”, disse.

O cardeal apontou para Cristo como um modelo a seguir. “Ele é a alternativa, com o Evangelho, a sua proximidade aos doentes, o gesto de lavar os pés dos discípulos, o seu corpo cravado na cruz, com o perdão levado até ao extremo, até ao amor dos inimigos. E, para servir esta alternativa de misericórdia e paz que Deus concede ao mundo e à humanidade, nasce a Igreja. Ela é chamada a ser o instrumento vivo desta esperança, impedindo que o esquecimento a vença e definhe a sua memória.” O Secretário de Estado do Vaticano fez referência ao Papa Francisco, para mostrar aos peregrinos que tal como disse por diversas ocasiões o Santo Padre, “os cristãos não devem deixar que a esperança lhes seja roubada pela morte, pelos soberbos e os violentos”.

O cardeal Pietro Parolin fez depois alusão ao tema da peregrinação de maio, que é o mesmo da JMJ – “Maria levantou-Se e partiu apressadamente” – para demonstrar a postura que a Igreja deve assumir. “Como Maria e com Maria, a Igreja aprende a permanecer junto dos crucificados da história. Como Maria e com Maria, a Igreja constrói pacientemente a cultura do encontro, do diálogo, da reconciliação e da fraternidade sem muros.” A peregrinação de maio prossegue noite dentro, com destaque para a via-sacra aos Valinhos de Fátima, com os símbolos da JMJ, a partir das duas da manhã.

Texto: Juliana Batista