Celebração teve lugar na Basílica da Santíssima Trindade, na Cova da Iria | Foto: Santuário de Fátima

Os bispos de Portugal celebraram uma Missa por intenção das vítimas de abusos sexuais, na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, no Santuário de Fátima. A Eucaristia foi presidida por José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). No início da Eucaristia, o também bispo da diocese de Leiria-Fátima começou por fazer referência às “vítimas de comportamentos completamente iníquos, cruéis e manipuladores, por vezes disfarçados de atenção, afeto e até de motivação religiosa”.

José Ornelas fez também alusão à incapacidade da Igreja em “tomar consciência e de velar como devia, para evitar estes abusos e para lidar com a gravidade das ofensas que foram feitas”. “Reconhecemos e apresentamos, a cada um e a cada uma daqueles e daquelas que sofreram estes abusos em ambiente eclesial, um profundo, sincero e humilde pedido de perdão, em nome da Igreja, na qual eles confiaram e onde sofreram tão injusta e perturbadora violência”, disse o responsável, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa pediu de seguida “a força, a coerência e a determinação” para “tudo fazer para que as pessoas que sofreram tão injustamente possam ter condições de superar os dramas que lhes foram infligidos, recuperar a estabilidade e a esperança na vida”. “Não se pode passar ao lado nem encobrir, por comodidade ou conivência. Não se pode pactuar com situações e atitudes que comprometam, deste modo, a vida de pessoas inocentes”, disse o prelado, que repetiu o pedido de desculpa, em nome da Igreja em Portugal, fazendo de novo referência ao “mal que foi imposto, de forma injusta e abusiva e no ambiente onde menos deveria ter acontecido”. Na oração dos fiéis da Eucaristia foi ainda lida uma prece relativa às pessoas que foram vítimas de qualquer forma de abusos.