Mais de 100 fotografias podem ser vistas no Consolata Museu, em Fátima. Estes registos dão forma à exposição “Fátima – 25 anos de cidade”, que pode ser conhecida no espaço museológico dos Missionários da Consolata, até ao próximo dia 14 de maio. A exposição é organizada pela Junta de Freguesia de Fátima, e por José Poças, presidente da assembleia da freguesia, que em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA, destacou os registos em exposição.

“Pedimos às pessoas de Fátima que arranjassem fotografias antigas”, disse o também professor de História. “Temos, por exemplo, duas fotografias da Rua Francisco Marto em que se vê, claramente, que mal é alcatroada. Temos também o primeiro hotel de Fátima, que já não existe, que era um hotel de madeira, de 1933. Os hotéis cederam-nos algumas fotografias do tempo em que nem sequer eram hotéis. Eram pensões. É toda esta evolução que nós temos para mostrar. É uma exposição que mostra o crescimento da cidade”.

“Há fotografias da Lagoa da Carreira, onde os pastorinhos passavam e onde é agora a rotunda [sul]. Temos fotografias de onde hoje está o Centro de Saúde [de Fátima]. Era lá um barreiro com água. Temos uma fotografia, ainda com as barracas de madeira, onde se vendiam os artigos religiosos”, adianta o historiador. Há também fotos que mostram animais como bois a transportar pedras no santuário, assim como a primeira rodoviária, que era próxima da Rua Francisco Marto, e onde surgem os seus primeiros funcionários. Fotos de ruas onde são vistas crianças a brincar também integram a mostra.

Além das fotografias, fazem parte da exposição “alguns objetos da época, que lembram como era Fátima, também a nível de etnografia”, o que acontece, por exemplo, através de “um telefone e de uma máquina de escrever”. De acordo com José Poças, a exposição “é um projeto a continuar no futuro, em forma de livro”, que mostrará “como era o antes, e como é o agora”. A exposição “Fátima – 25 anos de cidade” já esteve patente no Posto de Turismo de Fátima e no Consolata Museu, onde vai agora voltar, “devido à sua importância”, realçou o professor. A mostra está patente no espaço museológico dos Missionários da Consolata desde o passado dia 1 de abril, e insere-se num conjunto de ações que visam celebrar os 25 anos da cidade de Fátima, assinalados no último ano.

Texto e fotos: Juliana Batista