Foto: EPA / Orlando Barria

O Papa Francisco lembrou mais de uma dezena de conflitos que afetam o mundo, na sua mensagem dedicada à Páscoa, assinalada domingo, 9 de abril. O Santo Padre começou por pedir a intercessão de Deus para o conflito na Europa. “Ajuda o amado povo ucraniano no caminho para a paz, e derrama a luz pascal sobre o povo russo. Conforta os feridos e quantos perderam os seus entes queridos por causa da guerra e faz que os prisioneiros possam voltar sãos e salvos para as suas famílias (…) Abre os corações de toda a comunidade internacional para que se esforcem por fazer cessar esta guerra”, disse o Papa.

O Sumo Pontífice lembrou também os cristãos que celebram a Páscoa em países como a Nicarágua e Eritreia. “Dá conforto às vítimas do terrorismo internacional, especialmente no Burquina Faso, Mali, Moçambique e Nigéria”. Ainda no continente africano, Francisco pediu a paz e o fim da violência para a Etiópia, Sudão do Sul e República Democrática do Congo. As vítimas dos sismos também não ficaram de lado da oração. “Sustenta quantos foram atingidos pelo violento terremoto na Turquia e na própria Síria. Rezemos por aqueles que perderam familiares e amigos e ficaram sem casa”. O Papa recordou também Jerusalém, lamentou os mais recentes ataques, e fez referência a um outro país do Médio Oriente. “Ajuda, Senhor, o Líbano, ainda à procura de estabilidade e unidade, para que supere as divisões e todos os cidadãos trabalhem, juntos, pelo bem comum do país”.

Francisco fez alusão aos tunisinos, que enfrentam problemas sociais e económicos, e aos haitianos, que habitam um país que “há vários anos está a sofrer uma grave crise sociopolítica e humanitária”. O Santo Padre fez ainda referência ao Myanmar, pedindo justiça para o povo rohingya. “Conforta os refugiados, os deportados, os prisioneiros políticos e os migrantes, especialmente os mais vulneráveis, bem como todos aqueles que sofrem com a fome, a pobreza e os efeitos nocivos do narcotráfico, do tráfico de pessoas e de toda a forma de escravidão”.