Ruas do Bairro do Zambujal vão ganhar nova cor e movimento, com as obras artísticas sobre cada um dos ODS | Foto: DR

O Bairro do Zambujal, na Amadora, em Lisboa, deverá tornar-se neste verão no primeiro bairro embaixador dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível mundial. Prevê-se que a partir da primavera, 17 artistas – mais mulheres do que homens – se desloquem até àquele bairro social, entrem em contacto com a população, e transponham para as paredes dos edifícios pinturas de grande dimensão.

As obras deverão fazer alusão à importância de acabar com a pobreza e a fome, mas também à necessidade de uma saúde e educação com qualidade, à igualdade de género, e à importância da água potável e do saneamento. Entre outros assuntos, as pinturas vão ainda fazer referência às energias renováveis, à importância do trabalho digno, redução das desigualdades, consumo sustentável, proteção da vida marinha e terrestre e importância da paz e da justiça.

No Bairro do Zambujal passará a ser possível conhecer estes temas em obras de arte urbana, ao mesmo tempo que se pode praticar exercício ao longo da ciclovia já existente, apoiar o comércio local, e visitar as galerias subterrâneas das Mães d’Água, no âmbito de uma parceria com a Epal. O bairro terá capacidade para se tornar num local de visita para escolas, empresas e turistas, com os jovens do bairro a servirem de guias, após frequentarem a formação “Embaixadores ODS”.

Todo este projeto tem como nome “Zambujal 360” e é promovido pela Associação Leigos Missionários da Consolata (AdGentes), e pela associação recreativa CAZAmbujal, duas entidades ligadas aos Missionários da Consolata, presentes no bairro há mais de 20 anos. O projeto conta com 17 entidades madrinhas, entre outros parceiros institucionais, como o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental e a Câmara Municipal de Turim, em Itália, onde existe um projeto semelhante, mas sem a forte dimensão de carácter social, que no Zambujal se pretende adquirir.

“A expetativa é que muitos dos turistas que vão a Lisboa possam visitar o bairro. No que toca à educação para os ODS, gostávamos de colocar o Zambujal no mapa. A grande ideia é dar emprego aos jovens enquanto guias dos visitantes, promover o comércio local e a vida ativa. A arte urbana é um veículo para atingir estes fins”, explicou Mário Linhares, presidente da AdGentes, em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA.

Texto: Juliana Batista