Foto: DR

A Missa exequial de Casimiro Torres, sacerdote do Instituto Missionário da Consolata (IMC), acontece esta segunda-feira, 16 de janeiro, na Igreja Paroquial de São Mamede de Coronado, a partir das 15h30. O missionário morreu aos 56 anos de idade, no último sábado, 14 de janeiro, na comunidade dos Missionários da Consolata em Águas Santas, espaço onde o sacerdote “se encontrava desde que teve alta hospitalar no final do passado mês de novembro”, informa a congregação religiosa.

O missionário tinha sido diagnosticado com um cancro, “há mais de um ano”, e “fez os primeiros tratamentos na Tanzânia, onde estava em missão há já 20 anos”. No passado dia 6 de junho tinha regressado a Portugal para ser tratado, “ficando internado por alguns meses no Hospital de São João, no Porto”.

A 22 de novembro tinha regressado à comunidade dos Missionários da Consolata em Águas Santas. Os Missionários da Consolata recordam que o sacerdote “no passado domingo presidiu à missa dominical na capela pública daquela comunidade e na passada quarta-feira ainda presidiu à missa da comunidade”. No entanto, “nos últimos dias o seu estado de saúde foi-se degradando, mas continuava a fazer vida normal”. Contudo, “não resistiu ao avançar da doença e faleceu na madrugada de sábado naquela comunidade”.

Casimiro Torres nasceu em Massarelos, São Mamede do Coronado, concelho de Trofa, a 2 de julho de 1966. O missionário tinha 31 anos de profissão religiosa e 26 de sacerdócio. Os Missionários da Consolata recordam que “o padre Casimiro passou a maior parte da sua vida religiosa e missionária em África, mais especificamente na Tanzânia”, um “país africano que estava no seu coração”. Também “acolheu, animou  e dinamizou missionariamente muitos jovens e grupos de voluntariado missionário, vindos especialmente de Portugal e da Europa”. O corpo do missionário será sepultado no cemitério de São Mamede de Coronado.