Foto: Helpo

Ao longo de três dias, cerca de sete dezenas de técnicos da Direção da Proteção Social, Solidariedade e Família (DPSSF) que acompanham mães carenciadas do Programa de Educação Parental (PEP+), em São Tomé e Príncipe, participaram numa formação intensiva sobre nutrição e os problemas associados ao álcool.

A formação foi ministrada pela Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, presente naquele país da África Central. A iniciativa acontece porque os “dados sobre o consumo de bebidas alcoólicas e casos de risco ou de malnutrição mantêm-se alarmantes e reveladores da forte necessidade de se intensificar as intervenções no combate a estes problemas”, refere a organização portuguesa.

No decorrer da formação “foram explorados conceitos, intervenções comunitárias e meios para realizar avaliações nutricionais”, entre outros. No final, os participantes saíram “mais consciencializados e capacitados para realizarem um despiste ativo mais abrangente, de forma a chegar a um maior número de casos sinalizados”. A formação decorreu no âmbito do Programa Saúde e Inclusão Social, financiado pela UNICEF São Tomé e Príncipe, através do Banco Mundial e da SDG FundRaising.