Violência e catástrofes naturais nos Camarões obrigaram pessoas a deixar as suas casas e meios de substância, acabando por enfrentar uma situação de insegurança alimentar. No último ano, as crises humanitárias nos Camarões atingiram 3,9 milhões de pessoas. “Centenas de milhares foram forçados a fugir das suas casas e a abandonar as suas propriedades por causa da violência ou das enchentes”, referem os serviços de comunicação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com o propósito de ajudar esta população, Martin Griffiths, subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, aprovou o envio de ajuda monetária do Fundo Central de Resposta a Emergências das Nações Unidas (CERF). Ainda assim, de acordo com o Escritório para a Assistência Humanitária (OCHA), a resposta de emergência à crise humanitária naquele país africano “continua gravemente subfinanciada, privando milhares de pessoas de assistência humanitária vital”.

Matthias Naab, coordenador humanitário nos Camarões, refere que “os recursos apoiarão as pessoas mais necessitadas nas regiões do Extremo Norte, Noroeste e Sudoeste através de serviços de proteção e abrigo, assim como assistência alimentar e nutricional”. Os projetos financiados pelo CERF serão vão ser implementados pelas agências das Nações Unidas, que irão trabalhar em colaboração com ONG’s nacionais que têm melhor acesso às áreas mais remotas. O CERF consiste num mecanismo de financiamento humanitário que visa dar uma resposta rápida e eficaz às necessidades das populações atingidas por desastres naturais, conflitos armados ou crises subfinanciadas.