Foto: Lusa/EPA

Milhares de fiéis deslocaram-se até à Praça de São Pedro, no Vaticano, para marcarem presença no funeral do Papa emérito Bento XVI, que está a acontecer esta quinta-feira, 5 de janeiro, desde as 09h30 locais, menos uma hora em Lisboa. A presidir à celebração está o Papa Francisco.

“É o Povo fiel de Deus que, congregado, acompanha e confia a vida de quem foi seu pastor. Como as mulheres do Evangelho no sepulcro, estamos aqui com o perfume da gratidão e o unguento da esperança para lhe provar, uma vez mais, o amor que não se perde; queremos fazê-lo com a mesma unção, sabedoria, delicadeza e dedicação que ele soube dispensar ao longo dos anos”, disse Francisco, na homilia da celebração, citado pela agência Ecclesia.

A cerimónia é concelebrada por um número estimado de 125 cardeais e 400 bispos, incluindo representantes portugueses – os cardeais Manuel Clemente, António Marto e José Tolentino Mendonça, assim como os bispos José Ornelas (presidente da CEP), Carlos Azevedo (delegado do Comité Pontifício das Ciências Históricas) e Américo Aguiar (presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023) e vários clérigos ao serviço da Santa Sé – e cerca de 4 mil sacerdotes. O corpo do Papa emérito repousa num caixão de cedro.