O primeiro de cinco “Encontros na Basílica” previstos para 2023 acontece este domingo, 8 de janeiro. A iniciativa arranca pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Ao longo da tarde, os peregrinos vão poder escutar uma palestra, e também um recital.

 

A conferência será proferida por João Paulo Quelhas, doutorado em Teologia Dogmática e capelão do Santuário de Fátima, e incidirá sobre o tema – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – tema do ano pastoral no Santuário de Fátima e da Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se pela primeira vez em Portugal no próximo mês de agosto.

O recital será protagonizado por Ana Aroso, harpista. De acordo com os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, “neste recital apresentam-se algumas melodias contemplativas famosas do século XIX”. Será possível escutar “o Primeiro Arabesque de Debussy, um clássico do impressionismo”, assim como a “Ave Maria de Bach/Gounod, uma peça universalmente conhecida”. “O recital termina com uma das mais populares melodias de sempre, da autoria de Franz Schubert, originalmente intitulada ‘Ellens Gesang’ mas conhecida simplesmente como ‘Ave Maria’”, adianta o santuário mariano da Cova da Iria. A entrada é livre.