Foto: Santuário de Fátima

O Papa Emérito Bento XVI faleceu este sábado, 31 de dezembro, aos 95 anos de idade, conforme comunicou o Vaticano. “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 09h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano”, indica Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, em comunicado.

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, o corpo do Papa Emérito vai estar na Basílica de São Pedro a partir da manhã de segunda-feira, 2 de janeiro, “para a saudação dos fiéis”. O estado de saúde do Papa Emérito tinha-se agravado nos últimos dias, sendo que na passada quarta-feira, 28, o Papa Francisco tinha apelado a orações pelo seu antecessor, afirmando que este estava “muito doente”.

A propósito da morte do Papa Emérito Bento XVI, Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, lembra a “relação muito especial” de Bento XVI com a Cova da Iria e destaca o seu “grande amor à Igreja” revelado, de forma especial, no momento da renúncia.

Dias 12 e 13 de outubro de 1996, o então cardeal Joseph Ratzinger esteve presente no Santuário de Fátima, enquanto presidente da Peregrinação Internacional Aniversária. Enquanto Papa, Bento XVI encontrou-se na Cova da Iria dias 12 e 13 de maio de 2010. No encontro com jornalistas durante o voo rumo a Portugal, Bento XVI apresentou na altura a sua “alegria” por poder orar perante Nossa Senhora de Fátima, que considerava “um sinal da presença da fé”.